O que é a Psicoterapia?

É um processo que envolve:

1. Autoconhecimento - O cliente tem a oportunidade de descobrir suas qualidades, explorar seu potencial, conhecer suas crenças limitantes, controlar suas emoções e seus comportamentos, e vencer suas dificuldades pessoais e de relacionamento.

2. Psicoeducação - O cliente tem a oportunidade de aprender sobre os fatores psicológicos que fazem parte da vida de todas as pessoas; desmitificar a crença de que só ele apresenta determinadas dificuldades e/ou que seu caso não tem solução; compreender a interferência de sua ação nos problemas de sua vida; e assimilar e aplicar conceitos que não teve oportunidade de aprender com seus  pais e educadores.

3. Reeducação - Ao se conhecer melhor e ao entender o porquê de suas dificuldades somáticas, pessoais e/ou de relacionamentos, o cliente pode então, se reeducar para viver melhor com ele próprio e com as outras pessoas.

4. Investimento Pessoal - O processo terapêutico traz bem-estar pessoal quando a pessoa passa a se conhecer melhor e aplicar os conhecimentos adquiridos na terapia. Para que isso aconteça, é necessário que o cliente invista em seu tratamento, não apenas comparecendo regularmente às sessões, mas também fazendo as tarefas que lhe forem indicadas para a melhora de seu quadro psicológico. É necessário ressaltar que nenhum conhecimento se torna sabedoria sem a prática constante dos conceitos aprendidos. Por isso, a terapia efetiva, envolve a prática dos assuntos discutidos nas sessões.

Graça Oliveira

Psicóloga Clínica

Abordagem Cognitivo-Comportamental

Psicoterapia